Dicas para limpar piso de porcelanato e remover manchas

Tempo de leitura: 9 minutos

Dicas para Limpar Piso de Porcelanato e Remover Manchas
Dicas para Limpar Piso de Porcelanato e Remover Manchas

Na hora de construir ou reformar um estabelecimento comercial, uma casa, ou apartamento, a maioria das pessoas focam em praticidade. Entre os materiais que serão utilizados, o melhor custo x benefício é que sai vitorioso no carrinho de compras. Um bom exemplo disso é a questão de limpeza. Por exemplo, limpar piso de porcelanato faz com que o mesmo tenha vantagens em relação a outros. O importante é comprar um material que atenda a necessidade do consumidor a longo prazo, o que exige uma certa pesquisa antes da compra.

Um dos materiais que mais exige pesquisa por parte do comprador são os pisos. Ele merece atenção, pois é algo que não é trocado com frequência, dado o trabalho e dificuldade que uma obra dessas pode trazer. Por isso, é recomendado investir sim, um pouco mais na hora de escolher o piso do seu imóvel.

Como já sabemos, tudo ao nosso redor segue, mesmo que involuntariamente, as tendências mundiais. E no quesito decoração, não existe um piso mais popular do que o porcelanato. Ele é considerado o status mais moderno da cerâmica, atraindo fãs em todos os cantos do mundo – e em todos os ambientes também.

Porcelanato: o piso que veio para ficar

Limpar Piso de Porcelanato Veio para Ficar
Piso de Porcelanato – O Piso que veio para Ficar

O porcelanato surgiu a princípio na Itália, fazendo sucesso por toda a Europa e em seguida veio para o Brasil, onde algumas empresas famosas decidiram apostar nesse novo tipo de revestimento. E deu certo: por se tratar de um tipo de piso de alta resistência, que não encarde, não exige lavagem frequente com água e se adapta a qualquer ambiente, ele também ganhou o coração de nós, brasileiros.

Obcecados por limpeza que somos, temos total consciência de que investir em um tipo de revestimento que exige pouca manutenção e de quebra, garante muita beleza e sofisticação a qualquer ambiente, vale e muito a pena.

Disponíveis em diversas cores, tamanhos e acabamentos, podendo inclusive ser fosco ou brilhante, os modelos de porcelanato impressionam por sua variedade e capacidade de encantar até mesmo aqueles que torcem o nariz para esse tipo de revestimento.

Tanto que hoje em dia, ao entrar em lojas de materiais de construções, é fácil notar que o porcelanato ganha um espaço maior e bem especial para a exibição de produtos nessa linha.

Como escolher o tipo de porcelanato ideal?

Limpar Piso de Porcelanato como Escolher Porcelanato
Como Escolher o Tipo de Porcelanato Ideal

Se você já está completamente convencido de que seu estabelecimento precisa de uma boa repaginada nos ambientes, é importante saber melhor cada tipo disponível para depois decidir qual deles se adapta melhor ao ambiente que você deseja colocá-lo. Entenda melhor a seguir:

  • Acetinado – Geralmente com esse nome nos mostruários de lojas de materiais de construção, o porcelanato acetinado nada mais é do que um porcelanato fosco. Traz consigo um visual mais neutro e clássico, além de ser mais resistente a riscos e manchas. Ideal para cozinhas e lavanderias, por exemplo.
  • Polido – O mais popular e queridinho das mulheres, o porcelanato polido reflete bastante brilho e tem textura lisa. Por se tratar de um modelo mais delicado, é mais recomendado para áreas mais “tranquilas”, como sala, quartos e corredores.
  • Rústico – Nem brilhante, nem fosco. O rústico é o modelo tradicional do porcelanato, que não traz tantas modificações no seu visual, mas consequentemente é muito mais resistente do que os outros. Ele é recomendado para áreas como quintais, jardins, garagens e a área da piscina.

Hora da limpar piso de porcelanato: muito cuidado antes de começar

Limpar Piso de Porcelanato Cuidados ao Começar
Hora da limpar piso de porcelanato: muito cuidado antes de começar

Após escolher o melhor tipo de porcelanato para o estabelecimento, apartamento ou escritório, começam as dúvidas sobre como cuidar desse tipo de revestimento. Você já deve ter ouvido que o processo de limpeza do porcelanato é extremamente simples, e ele realmente é. Porém, sua facilidade para obter manchas e riscos, principalmente no caso do porcelanato polido, também é grande.

Por isso, é preciso seguir a risca todos os cuidados que são recomendados na hora de realizar uma boa limpeza no seu piso de porcelanato. Afinal, não queremos um piso feio e mal cuidado, já que foi feito um bom investimento para tê-lo, não é mesmo? Então, confira a seguir as instruções de limpeza para deixar o seu piso limpo e brilhante.

Passo a passo para limpar piso de porcelanato

Passo a Passo Para Limpar Piso de Porcelanato
Passo a Passo Para Limpar Piso de Porcelanato
  • Comece varrendo o piso, sempre com uma vassoura de cerdas macias. As vassouras com cerdas grossas não podem, de maneira alguma, serem utilizadas no porcelanato. Ao invés de limpá-lo, ele deixará o piso completamente arranhado.
  • Uma alternativa às vassouras é passar um aspirador de pó de forma bem cuidadosa, para não riscar o piso. Use neste caso o bico mais sensível do aspirador, que é o mais fácil para evitar riscos.
  • Em um balde, misture cinco litros de água e uma colher de Reflex Plus, da Elfen. Esse produto foi criado para fazer a limpeza e manutenção de porcelanatos e pisos frios em geral.
  • Aplique um mop úmido nesse balde, tire e torça. Com o mop úmido embebido no produto e com a ajuda de um rodo, passe com cuidado por todo o piso, dando atenção inclusive aos rejuntes. Se preferir, deixe agir por alguns minutos.
  • Enxágue toda a área com a ajuda de um mop úmido, seguido de um pano seco para deixar a área livre de qualquer tipo de umidade.

Dicas preciosas de cuidados com o seu porcelanato

Limpar Piso de Porcelanato Dicas Preciosas
Dicas Preciosas para Limpar Piso de Porcelanato

O porcelanato é sensível e esse revestimento não aceita qualquer tipo de produto, podendo ocasionar manchas indesejáveis. Para que isso não aconteça, evite produtos como sabão em pó, pedra-pome, sapólio e até mesmo o vinagre. Produtos auxiliares de limpeza com textura grossa como lãs de aço também são proibidos.

Para quem tem porcelanato colorido, principalmente da cor preta, precisa tomar ainda mais cuidado na hora da limpeza. Isso porque produtos como água oxigenada e água sanitária podem ocasionar manchas ou até mesmo um forte desbotamento no porcelanato.

Como tirar manchas do porcelanato

Limpar Piso de Porcelanato Tirar Manchas Porcelanato
Como Limpar e Tirar Manchas do Piso de Porcelanato

Se infelizmente, o seu porcelanato já foi “premiado” com alguma mancha, não se desespere a final, é sempre possível limpar piso de porcelanato. Há solução para tudo, mesmo que seja uma mancha em um revestimento tão sensível. Para acabar com esse inconveniente, siga as instruções a seguir:

  • Procure um removedor específico, que pode ser aplicado em áreas com revestimento em porcelanato. Mesmo que as instruções afirmem a possibilidade de utilizá-lo, é interessante fazer um teste. Para isso, use um canto escondido para ver se não há riscos de que ele faça uma mancha ainda maior.
  • Se o removedor testado não trouxer problemas, é hora de aplicá-lo. É importante aplicar somente na área da mancha em questão, evitando os outros pisos que não tem a mesma necessidade de limpeza do que o manchado.
  • Deixe agir por alguns segundos e enxágue com a ajuda de um mop úmido. Se a mancha não desaparecer, repita o processo de forma cautelosa, até que ela desapareça por completo. Enxágue mais uma vez e seque definitivamente com a ajuda de uma toalha de papel.

O segredo está em cuidar do piso da forma correta

Segredo para Limpar Piso de Porcelanato
Segredos para Manter Piso de Porcelanato

O porcelanato é um revestimento moderno e que ganhou a preferência de muitos brasileiros após conquistar todo o continente europeu. Por mais que as técnicas de cuidados para limpeza e manutenção pareçam complicadas, note que é exatamente o contrário.

O porcelanato aceita produtos simples para sua limpeza, como um detergente diluído em água, por exemplo. O que gera uma boa economia se comparado com pisos de valor inferior, mas que no dia-a-dia exigem produtos caros para mantê-los bem cuidados.

O único segredo deste revestimento tão popular é a maneira que ele deve ser cuidado. Sempre com muita cautela. Com produtos certos e sem acrescentar produtos malucos que muitas vezes prometem um bom serviço, mas que na verdade, só mancharão seu piso e trarão um grande prejuízo na troca de pisos depois.

Invista sem medo no piso porcelanato, no estilo que você preferir (hoje, porcelanatos imitam com perfeição pisos de madeira). São mais fáceis de cuidar e mil vezes mais higiênicos. Limpar piso de porcelanato é um processo mais simples que pisos de madeira.

Tenha a segurança em sua empresa com um revestimento de qualidade e de fácil manutenção. Seu piso com certeza irá durar muitos e muitos anos, embelezando ainda mais o ambiente que foi escolhido para recebê-lo.

O “Gran Finale” para seu Piso de Porcelanato 

Limpar Piso de Porcelanato Gran Finale
Limpar Piso de Porcelanato o Gran Finale

Para a beleza ficar completa, use o Reflex Plus para cuidar do seu piso da forma que ele merece, evitando manchas, auxiliando no brilho e na manutenção. Seu piso chamará não só a sua atenção, mas de qualquer pessoa que irá visitar sua empresa!

E na sua empresa como é o processo para limpar piso de porcelanato?

Nosso artigo foi útil para você? Então deixe seu comentário, contando para nós como você faz ou então como o artigo foi útil. Se surgiu alguma dúvida, crítica ou sugestão, por favor, deixe-nos saber disso com um comentário logo abaixo!

9 Comentários


  1. Por favor me ajude eu. Fui limpar uma casa. Com minha filha e. Coloquei pinho sol numa pequena parte de um piso porcelanato e manchou estou. Desesperada o que posso fazer para corrigir minha filha está brava comigo por favor me ajudem. Se possivel

    Responder

    1. Olá Noemia… Em primeiro momento fique calma! Vamos ver se conseguimos ajuda-la.

      Difícil diagnosticar seu caso, com base nas suas informações, porque existem vários tipos porcelanato, vidrificado, poroso etc. Contudo, minha sugestão neste caso é usar o produto WinPerox do fabricante Elfen. Você deve isolar a área danificada, com fita crepe e pulverizar o produto WinPerox DILUÍDO na proporção 1/10. Feito isso, você deve deixar o produto agir por 24hrs. Coloque um plástico sobre a região isolada, para manter o local sempre úmido. Dependendo da gravidade da mancha, você deverá repetir o procedimento 2, 3 vezes ou até a que a mancha desapareça. Espero ter ajudado. Sr. Higiene

      Responder

  2. Olá, estou em final de obra na minha casa, na área externa coloquei aquele porcelanato que imita madeira, mas o pintamos a casa e logo em seguida choveu e escorreu tinta para o porcelanato. Vimos só depois de tirado a lona, como fazer?? Já passamos até tinner em um pedaço para ver se sai e nada!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *