Evitar Afastamento de Funcionários é Possível

Tempo de leitura: 7 minutos

 evitar afastamento de funcionários melhoramentos higiene 01
Evitar Afastamento de Funcionários | Ambiente de Trabalho

O ambiente de trabalho, tanto para a empresa, como para os funcionários, deve ser o melhor possível. Isso para que se consiga administrar bem o local de trabalho e para que a convivência seja, sempre, muito tranquila e harmoniosa. Além disso, é essencial diminuir ou evitar afastamento de funcionários para que o desempenho da equipe não seja prejudicado.

Pensando nisso, as grandes empresas apostam em incentivo para a área de recursos humanos da instituição. Ela é responsável pelo funcionário, tanto em sua postura física, como em prestação de contas. Por isso, tudo que envolve o empregado é visto como parcial responsabilidade do RH.

E existem alguns incentivos e ações que esse departamento da empresa pode fazer ou praticar para que o ambiente se torna sempre mais agradável. E uma das ações mais supervisionadas atualmente é em relação à higiene bucal.

Isso porque o cuidado com a região pode evitar afastamentos dos próprios funcionários, devido ao mal hábito, por exemplo.

Como a Odontologia Ajuda a Evitar Afastamento de Funcionários

evitar afastamento de funcionários melhoramentos higiene 02
Como a Odontologia Ajuda a Evitar Afastamento de Funcionários

Essa área da saúde, a odontologia, foi considerada de grande importância para englobar o cenário de cuidados que o departamento de recursos humanos deve ter com os funcionários. Isso porque foi analisado que a saúde bucal pode evitar afastamento de funcionários e aumentar a produtividade.

A higiene bucal é a grande prevenção para que os problemas odontológicos surjam. Isso porque os grandes problemas ligados à região são mau hálito e perda de dentes. Ambos os problemas, no cenário profissional e social, são prejudiciais para a autoestima e confiança das pessoas.

Ou seja, os funcionários se sentem inseguros e acabam não desempenhando seu trabalho com a plenitude necessária.

Profissional da Área

evitar afastamento de funcionários melhoramentos higiene 03
Profissional da Área

O profissional que atua como especialista odontológico dentro de uma empresa deve identificar, avaliar e vigiar os fatores que são encontrados dentro da empresa que são identificados como risco para à saúde bucal dos funcionários. Além disso, presta assessoramento técnico e se atenta à saúde, segurança, ergonomia e de higiene no trabalho procurando evitar afastamento de funcionários.

Fica sobre sua responsabilidade também o planejamento e implementação de campanhas que estejam ligadas à programas de duração permanente para educação dos empregados, quanto a acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e educacionais.

Também fica para o profissional a tarefa de organizar estatísticas relacionadas a causas bucais, investigando suas possíveis relações com as atividades laborais. Além da realização de exames odontológicos para fins trabalhistas.

É este profissional que atuará em campanhas internas também. Isso porque quando se tem um serviço específico na área dentro da empresa, as ações ligadas aos movimentos odontológicos são inevitáveis. Se torna parte da empresa, tanto o profissional, como a área odontológica.

Assim, o departamento médico de uma empresa acaba atuando fortemente em sua produção, participando do convívio dos funcionários.

Serviço Odontológico

evitar afastamento de funcionários melhoramentos higiene 04
Serviço Odontológico

O profissional responsável pela parte odontológica de uma empresa funciona como um ativador de resultados. Isso porque, com os serviços prestados, o trabalhador fica livre de dores repentinas, aumentando a capacidade produtiva por estar com sua saúde plena.

Com o sistema odontológico implantado dentro da empresa, se previne as faltas, assim o acompanhamento tem horário para acontecer, evitando que as pessoas faltem no serviço. O que faz com que não se prejudique o desenvolvimento do trabalho, pensasse, assim, no lucro que a empresa pode ter a mais.

Quando instalado nas dependências da empresa, o serviço odontológico pode funcionar como um ativador de ações. Ou seja, se apresenta como um departamento que auxiliará a empresa em atividades de contato direto com os funcionários. Isso ajudará na comunicação interna e na função de prevenir tudo que é causado por possíveis complicações da falta de higiene bucal.

Higiene Bucal

evitar afastamento de funcionários melhoramentos higiene 05
Higiene Bucal

Um dos fatores mais determinantes quando se fala sobre o tratamento odontológico é o cuidado que se tem com a boca, sua higiene. Pois isso, é muito importante para a convivência de todos em uma empresa. A má higienização é um dos fatores que determina o afastamento de funcionários.

Não só no ambiente de trabalho, mas em todos os locais que frequentamos. A Melhoramentos Higiene possui produtos específicos para o cuidado com a higiene bucal e você pode conferir quais são clicando aqui.

Além de causar um distanciamento por partes das pessoas, esse problema de higienização pode acarretar um transtorno pessoal. Não é só as pessoas que notam esse problema, quem os tem também. Por isso, o acompanhamento odontológico fornecido pela empresa pode ajudar.

Na verdade, essa é uma das funções dessa parte que cuida da saúde bucal. Tratar da saúde física e o que seus danos causam no emocional dos funcionários, em seu comportamento e relacionamento com as outras pessoas.

Se tratando de higiene bucal propriamente dita, pode-se dizer que é essencial para a preservação dos dentes e da saúde, já que é por meio da boca que se tem acesso às principais bactérias do nosso convívio social. No trabalho, representa também uma forte ligação com a comunicação da empresa.

Assim sendo, não se pode negar que a higiene bucal é quesito fundamental para que os funcionários se sintam bem.

Medicina no Trabalho

evitar afastamento de funcionários melhoramentos higiene 06
Medicina no Trabalho

Fica evidente que a odontologia é uma grande área da saúde humana. Ela está intimamente ligada a contaminação por bactérias e vírus no ambiente em que frequentamos.

Isso não acontece apenas no trabalho, mas por ser um ambiente de convívio intenso com pessoas de natureza muito diferentes, a empresa pode ser uma grande vilã para a saúde de seus empregados e consequentemente uma inimiga na hora de evitar afastamento de funcionários.

Por isso, a medicina no trabalho alcança um lugar de destaque nas grandes corporações, principalmente. O setor de recursos humanos das empresas, começam a se atentar bem mais a esses fatores médicos, que acabam se tornando um diferencial do atendimento da empresa e uma forma de se interagir melhor com os funcionários.

A odontologia empregada no trabalho deve andar em conjunto com a medicina, além de outras áreas, como segurança, ergonomia e outras que estão sempre com o foco na saúde do trabalhador.

A odontologia não deve pautar apenas o assistencialismo e a prevenção, mas exercer influência na forma que se administra o negócio e se gere as pessoas e necessidades.

Como você ou sua empresa atua no sentido de evitar afastamento de funcionários? Nosso artigo foi útil para você? Então deixe seu comentário, contando para nós como você faz ou então como o artigo foi útil.. se surgiu alguma dúvida, crítica ou sugestão, por favor, deixe-nos saber disso com um comentário logo abaixo!

4 Comentários


  1. Excelente artigo. Toda empresa deveria, através do seu RH, implantar sistemas de prevenção de saúde bucal.

    Responder

    1. Concordo com você Marcelo!

      Toda empresa deveria implantar sistemas de prevenção de saúde bucal..
      Até porque deve ser considerado um investimento… e não um custo…

      Obrigado

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *